Quem Somos: Arte no Dique!

 

28 de novembro de 2002. Nesta data foi lançada a pedra fundamental do Instituto Arte no Dique. Passados 17 anos, mais de 15 mil pessoas, em grande parte moradores do Dique da Vila Gilda, em Santos, frequentaram as oficinas da instituição e tiveram acesso à educação, cultura e arte.

Diariamente, cerca de 450 pessoas participam do projeto, que tem a missão de oferecer oportunidade de transformação e desenvolvimento humano e social a crianças, adolescentes e adultos. Tudo isso através de ações educativas, de geração de renda, meio ambiente, saúde e valorização da cultura popular da região.

Atualmente são oferecidas no espaço as oficinas de percussão (que deram início ao projeto), violão, dança, informática, desenvolvimento de games, inglês, audiovisual, panificação, iniciação científica, além de exibições de filmes e shows musicais. Além disso, é oferecida toda semana o atendimento psicológico e social para as mulheres que vivem na região.

O trabalho sério, que gerou importantes resultados inclusivos, levou a instituição a tornar-se referência em inclusão social, no Brasil e no exterior, sendo convidada diversas vezes festivais e congressos.

Artistas de renome como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Sérgio Mamberti, Leci Brandão, Wilson Simoninha, Hamilton de Holanda, Armandinho Macedo, Luiz Caldas, Geraldo Azevedo, Luciano Quirino, entre outros, já se apresentaram no espaço.

Ao participar da Frente Baixada Santista Pela Vida, o Arte no Dique se conecta a sua missão e propósito social de acolhimento e cuidado dos moradores do Dique da Vila Gilda e regiões vizinhas, durante esse período de pandemia.

Deixe uma resposta