A Frente Baixada Santista Pela Vida é uma reunião de organizações da sociedade civil e pessoas físicas que realiza ações voltadas à promoção da vida, da igualdade e da solidariedade na região da Baixada Santista. A Frente surgiu a partir da crise humanitária gerada pelo novo coronavírus  e dado o contexto atual está com os esforços focados principalmente no enfrentamento emergencial do efeito das desigualdades sociais nos territórios e comunidades mais vulnerabilizadas.  

A Baixada Pela Vida surgiu após uma articulação entre quatro organizações da sociedade civil atuantes na região da Baixada Santista: Arte no Dique, Fórum da Cidadania de Santos, Instituto Elos e Instituto Procomum, mas já conta com mais de 10 organizações e pessoas físicas. Saiba mais.

A Frente se organiza por meio da atuação em 3 pilares: arrecadação de doações físicas, arrecadação de recursos online e articulação institucional com poder público, privado e outras organizações. Há ainda uma parte da Frente que tem se organizado para pensar em propostas para a região pós-crise.

Toda ajuda é bem-vinda. Você pode nos ajudar seguindo nossas redes sociais, divulgando nossas ações, fazendo menções em em publicações para que a gente chegue em mais gente.  Você também pode ajudar doando alimentos não perecíveis e produtos de higiene e  limpeza (veja os pontos de arrecadação aqui: https://www.baixadapelavida.org/doacao-fisica/), cestas básicas ou dinheiro- acesse aqui para doar dinheiro. Caso você se interesse em integrar algum dos grupos de trabalho (GTs), você também pode ajudar com sua força de trabalho. Os GTs existentes são articulação institucional, arrecadação e comunicação. Escreva para baixadapelavida@gmail.com indicando seu interesse que ficaremos felizes em te integrar nas ações!

A campanha online já beneficiou: Pinhal do Miranda (Cubatão), Jardim São Manoel (Santos), Alemoa (Santos), Vila Resistência (Santos), São Bento (Santos), Bela Vista (Santos), Morro Santa Maria (Santos), Dique da Vila Gilda (Santos) e Aldeia Paranapuã (São Vicente), além de bairros em Bertioga, Praia Grande e Mongaguá. Além destas, ainda serão beneficiadas outras comunidades indígenas, pessoas em situação de rua (através da Mitra Diocesana) e empreendimentos de economia solidária de toda a Baixada Santista.

As doações estão acontecendo em parceria com lideranças comunitárias, organizações, projetos e associações previamente cadastradas nos territórios mapeados pelas organizações envolvidas. Se você é uma liderança ou gestor de organização e quer propor uma parceria, escreva para baixadapelavida@gmail.com

A meta atual da campanha online é 390 mil reais, mas sabemos que há muito a ser feito! Por isso, pretendemos estender a campanha e seguir realizando enquanto houver demanda em nossos mapeamentos.

Infelizmente não temos uma previsão. Encerraremos a campanha ligada a este tema apenas quando não houver mais famílias/grupos mapeados pelas organizações atuantes. Além disso, a Frente pretende seguir realizando ações mesmo após a crise diretamente ligada à pandemia.

Arrecadação física de doações por meio meio dos pontos  e do projeto Condomínio Sustentável, articulação juntos aos governos municipais e empresas de serviços essenciais, articulação junto a outros projetos e campanhas de enfrentamento da covid-19 e disseminação de informação.